CANTINHO DA LEITURA e Varal de histórias
Objetivos
- Valorização da leitura de textos literários de qualidade.
- Desenvolvimento do gosto pessoal e de critérios de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.
- Valorizar as produções de textos dos alunos
Sabendo das dificuldades que as crianças têm em leitura, elaborei este projeto com o principal objetivo de oportunizar o acesso aos livros paradidáticos de forma prazerosa (Professora Rosa)
O espaço foi montado na sala de aula onde os alunos têm acesso livre aos livros ,podendo assim nos horários das aulas de leitura e entre uma tarefa e outra desfrutar de uma leitura prazerosa.
Além de contribuir para a aprendizagem de comportamentos leitores, as leituras feitas nesta seqüência de atividades implica comportamentos específicos, como:
O espaço foi montado na sala de aula onde os alunos têm acesso livre aos livros ,podendo assim nos horários das aulas de leitura e entre uma tarefa e outra desfrutar de uma leitura prazerosa.
As situações que compõem a seqüência são as seguintes:
- Leitura (feita pelo professor à classe) de uma boa história .
- Leitura (feita pelos alunos) escolha livre.
Além de contribuir para a aprendizagem de comportamentos leitores, as leituras feitas nesta seqüência de atividades implica comportamentos específicos, como:
Comentar o que se leu.
Compartilhar com outros os efeitos, sensações, sentimentos que as histórias produzem. Confrontar interpretações e pontos de vista. Ampliar as possibilidades de interpretação e recriação de histórias
Estabelecer relações entre imagens e texto; Relacionar o conteúdo de um texto com os de outros conhecidos. Reparar na beleza de certas expressões ou fragmentos de um texto.
Identificar recursos lingüísticos adequados a determinadas situações comunicativas ou intenções do escritor.
Identificar recursos lingüísticos adequados a determinadas situações comunicativas ou intenções do escritor.
comparar as narrativas lidas com outros textos do gênero, outros autores etc. Reconhecer certos recursos lingüísticos próprios de um autor, uma versão.
6 comentários:
Professora Rosa,
Parabéns! Continue nesse caminho e contribua para um mundo melhor e mais feliz!
Susete Mendes
Prof Coordenadora Pedagógica
Rosa, este trabalho com os textos ficou 10.
Vamos colocar a moçada para escrever!!! Este é o caminho...
bjs
Parabéns para você e seus alunos.Seu trabalho está muito bom e contribuirá bastante para com a equipe de professores desta escola.
Foi muito bom ver seu trabalho, tenho certeza que os alunos gostaram bastante e ampliarão bastante seu repertório como leitor e farão ótimas produções textuais. Continue assim!
professora rosa o trabalho ficou maravilhoso parabens
amanda parabensssss
Postar um comentário