PROFa. Maria Aparecida Felipe Inácio
HISTÓRIA LIDA(fábula): O RATINHO, O GATO E O GALO
Tempo: 4 horas aulas ( quatro dias)
Local: jardim da escola e sala de aula
“O necessário é fazer da escola um âmbito onde a leitura e escrita sejam práticas vivas e vitais, onde ler e escrever sejam instrumentos poderosos que permitem repensar o mundo e reorganizar o próprio pensamento, onde interpretar e produzir textos sejam direitos que é legítimo exercer e responsabilidades que é necessário assumir.”
(LERNER, 2002, p.18)
RODA DE LEITURA
Objetivos:
· Desenvolvimento da linguagem;
· Facilitar a aprendizagem da escrita.
· Fortalecer os laços entre professor e alunos, entre quem lê e quem recebe a leitura.
· Proporcionar o contato com diferentes textos.
· Dinamizar emoções e contribuir para o desenvolvimento emocional das crianças.
· Estimular a curiosidade, a criatividade e o interesse em conhecer novos livros e o mundo.
· Contribuir para o desenvolvimento cultural das crianças.
· Desenvolvimento da linguagem;
· Facilitar a aprendizagem da escrita.
· Fortalecer os laços entre professor e alunos, entre quem lê e quem recebe a leitura.
· Proporcionar o contato com diferentes textos.
· Dinamizar emoções e contribuir para o desenvolvimento emocional das crianças.
· Estimular a curiosidade, a criatividade e o interesse em conhecer novos livros e o mundo.
· Contribuir para o desenvolvimento cultural das crianças.
O que interessa é o entusiasmo pela leitura, porque a paixão é muito mais contagiante do que uma ordem.
Um livro pode ser: educativo, divertido, para rir, para chorar, para pensar, para não pensar... Todos os tipos de livros devem fazer parte da experiência deles.
Uma criança deve começar a ler ainda antes de saber ler. Se a criança ver a leitura como um ato valorizado, mais facilmente achará que ler aumenta o seu 'prestígio'.
Um livro pode ser: educativo, divertido, para rir, para chorar, para pensar, para não pensar... Todos os tipos de livros devem fazer parte da experiência deles.
Uma criança deve começar a ler ainda antes de saber ler. Se a criança ver a leitura como um ato valorizado, mais facilmente achará que ler aumenta o seu 'prestígio'.
2- Apresentação do livro e do autor;
3- Leitura da história
4-Leitura por partes (diariamente);
5- A cada trecho lido – parada- para conversa sobre a história ( comentários e expectativas com o desenrolar da história)
6- Dramatização espontânea de fragmentos do texto;
7- Registro da parte que mais gostaram da história(através de desenho e de escrita conforme a possibilidade de cada um)
5- A cada trecho lido – parada- para conversa sobre a história ( comentários e expectativas com o desenrolar da história)
6- Dramatização espontânea de fragmentos do texto;
7- Registro da parte que mais gostaram da história(através de desenho e de escrita conforme a possibilidade de cada um)
O Projeto visa o incentivo e orientação à leitura, tendo como principal objetivo o desenvolvimento do gosto pela leitura e a formação de leitores.
Ser alfabetizado não é o mesmo que ser leitor,pois a leitura é o aprendizado de uma técnica, sim, mas é muito mais que isso. Ler é também uma prática social, um modo de estar no mundo.Quando lemos qualquer coisa, não estamos apenas decifrando as letras, mas atribuindo sentido àquilo que está escrito.Ler em voz alta é servir como ponte entre o livro e a criança. As variações na sua voz, o ritmo da leitura, com sons e silêncios, dão cor e temperatura à leitura, fazendo com que o livro fique vivo.
Ser alfabetizado não é o mesmo que ser leitor,pois a leitura é o aprendizado de uma técnica, sim, mas é muito mais que isso. Ler é também uma prática social, um modo de estar no mundo.Quando lemos qualquer coisa, não estamos apenas decifrando as letras, mas atribuindo sentido àquilo que está escrito.Ler em voz alta é servir como ponte entre o livro e a criança. As variações na sua voz, o ritmo da leitura, com sons e silêncios, dão cor e temperatura à leitura, fazendo com que o livro fique vivo.
OBSERVAÇÕES DA PROFESSORA:
1º. Dia
Combinamos que a história seria lida em 4 dias , apresentei a história, o autor e os personagens.
2º. Dia
A classe se divertiu com a história. Alguns alunos interpretaram os personagens e ficaram ansiosos para brincar com as falas dos personagens e o restante do texto.
A aluna Maiara, fez em casa (espontaneamente) a cópia do primeiro parágrafo do texto.
3º. Dia
Neste dia a leitura foi feita no jardim da escola, junto com a Coordenadora Pedagógica, que disponibilizou colchonetes para maior conforto dos alunos.
Os alunos se sentaram em circulo e eu fiz a leitura, Como os personagens já eram conhecidos pelas crianças, enquanto eu lia algumas crianças imitavam os personagens da história. O João Vitor imitava o ratinho, o Wendell imitava o gato, a Maiara a mamãe do ratinho e a Tayane fez o galo. A participação foi espontânea, sem timidez.
4º. Dia
Conclusão da Leitura.
As crianças fizeram seus registros, algumas arriscaram escrever.
1º. Dia
Combinamos que a história seria lida em 4 dias , apresentei a história, o autor e os personagens.
2º. Dia
A classe se divertiu com a história. Alguns alunos interpretaram os personagens e ficaram ansiosos para brincar com as falas dos personagens e o restante do texto.
A aluna Maiara, fez em casa (espontaneamente) a cópia do primeiro parágrafo do texto.
3º. Dia
Neste dia a leitura foi feita no jardim da escola, junto com a Coordenadora Pedagógica, que disponibilizou colchonetes para maior conforto dos alunos.
Os alunos se sentaram em circulo e eu fiz a leitura, Como os personagens já eram conhecidos pelas crianças, enquanto eu lia algumas crianças imitavam os personagens da história. O João Vitor imitava o ratinho, o Wendell imitava o gato, a Maiara a mamãe do ratinho e a Tayane fez o galo. A participação foi espontânea, sem timidez.
4º. Dia
Conclusão da Leitura.
As crianças fizeram seus registros, algumas arriscaram escrever.
6 comentários:
Professora,
Estou muito feliz em ver seu trabalho, aqui.Você acertou na escolha para iniciar seu projeto, tenho fé que nas próximas rodas de leitura, seus alunos terão avançado muito.
Parabéns! Deus te abençoe!
obrigada, CIDA, por compartilhar seu trabalho conosco.pARABÉNS!
Parabéns Cida pelo bom trabalho que você está fazendo oa seguir os passos do Ler e Escrever.
professora: Moema
Como é bom encaminhar os pequeninos desde cedo no mundo mágico da leitura, ela é uma intensa fonte cultural. É interessante perceber como a professora Cida, escolheu a melhor forma de inseri-los através das rodas de leitura...e das dramatizações, nas séries iniciais isso é fundamental. Tenho certeza que esses alunos serão nossos futuros leitores...Parabéns!!!!
Cida, maravilhoso o lugar que você escolheu para a sua roda de leitura. Tenho certeza que as crianças estão adorando. Incentivar a leitura com os pequenos é primordial para que ele seja leitor autônomo. Parabéns!
UMA ESCOLA NOVA PEDE PENSAMENTOS NOVOS. NADA DE SENSO COMUM. É ISSO AÍ, PARABÉNSSSSSSSS!!!!!
Postar um comentário