E.E.JD.CANAÃ

RUA CORONEL JOSÉ GLADIADOR, 79 - MORRO DOCE
SÃO PAULO - SP - BRASIL
FONE/FAX:(011) 3911 2625
e-mail:e924398a@see.sp.gov.br
Diretora: Terezinha T.Bertolli
Vice-Diretora: Lindinalva P.G.Costa

QUEM SOMOS NÓS

sábado, 4 de abril de 2009

EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NO CICLO I


REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS


Para romper com o tipo de ensino de Matemática, normalmente adotado em nossas escolas: descontextualizado, calcado em algoritmos e técnicas operatórias e desvinculado do cotidiano, a Professora Sonia Dionizio da 2 série C, Ensino Fundamental, montou um projeto em que serão realizadas atividades com as outras idéias/conceitos da Matemática - geometria, estatística, medidas e álgebra.
Na tentativa de contribuir com subsídios ao trabalho do professor que ensina Matemática nas séries inicias do ensino fundamental, ela apresenta abaixo uma das atividades de aprendizagem já realizada com representações gráficas como possibilidade à prática pedagógica.






Compete a nós professores apresentar os conceitos, conteúdos conectados com a vida do estudante e com o que ele conhece como condição para a elaboração/apropriação do conhecimento científico. Este caminho mediado acontece espontaneamente ou naturalmente no meio onde a criança vive.
Assim sendo, a atividade de aprendizagem deve ser utilizada como um instrumento metodológico capaz de auxiliar no trabalho de ensinar e de aprender com significado, com razão e emoção, de forma contextualizada, lúdica, logo prazerosa, a partir de temáticas capazes de entrelaçar as diferentes áreas. Por esta razão, além dos gráficos encontrados nos jornais e revistas, fizemos a construção de gráficos com as datas de aniversários dos alunos da turma e suas brincadeiras preferidas e foi um sucesso! (Professora Sônia )







Empolgados os alunos concluem o trabalho com gráficos expostos na sala de aula, e ficaram surpresos e bastante admirados, quando constataram que "Futebol" era a brincadeira predileta deles, isto ,através da leitura do Gráfico das "Brincadeiras preferidas da Turma". Qual a surpresa, galera? "O Brasil é o país do Futebol"!!!!!!


Desenvolvimento
As situações que compõem a seqüência são as seguintes:
  1. Os alunos realizaram pesquisa em revistas e jornais de diferentes tipos de gráficos;
  2. Observaram e analisaram os diferentes tipos de gráficos;
  3. Pesquisaram entre eles suas brincadeiras preferidas e os mes de aniversário de cada um, registraram e junto com a professora, catalogaram os dados;
  4. Construção coletiva dos gráficos;
  5. Exposição e leitura dos gráficos.

Descobriram que:

  1. a brincadeira predileta deles é o futebol;
  2. o mês de outubro é o mês que tem maior número de aniversariantes na turma ;
  3. descobriram também, que estudar matemática é muito legal!

CONCLUSÃO:

Este “conhecer” foi facilitado pela estatística via leitura e interpretação de tabelas e gráficos. As crianças perceberam que de um jeito ou de outro os números estão por toda parte e que é preciso ter “um olhar matemático” que permite compreender a realidade.

5 comentários:

Professora Susete Mendes disse...

... ao professor que ensina matemática nas séries inicias do ensino fundamental é mais cômodo continuar insistindo no "Arme e Efetue" ou no "Resolva as Operações". Entretanto, o desafio está em superar esta prática secular e buscar elementos para que a Matemática Escolar seja apreciada e útil
(D´AMBROSIO, 2001).
Faço das palavras de D`Ambrosio, as minhas.

PARABÉNS PELA INCIATIVA, PROFESSORA!

Eliana Dantas disse...

Poxa, além das habilidades desenvolvidas, na leitura de gráficos e tabelas,(tratamento da informação) chamou-me a atenção a apresentação com legendas e barras coloridas, o que para as crinças foi um momento lúdico e de efetiva aprendizagem. Tods alunos fazem a leitura, reconhecendo palavras (pois são de seu repertório). favorecendo àqueles que ainda nãoo lêem autonomamente.
Parabéns Soninha!!!

Unknown disse...

É isso aí cloega somos todos um, gosto de compartilhar com você, pois parece que vibramos numa mesma sintonia. Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu coleguismo.


professora Maria aparecida.

Teresinha Targa Bertolli disse...

SÕnia, admirei seu trabalho com os gráficos. Sei que não é fácil conduzir o aluno nas questões das habilidades matemáticas e você fez isso com muita tranquilidade. Parabéns a você e seus alunos.

Anônimo disse...

FIQUEI SUPER CONTENTE COM O TRABALHO DESENVOLVIDO.
OBS.: A FOFA DA KARINA ESTÁ DE PARABÉNS.
UMA HEROÍNA NÃO MEDE ESFORÇOS, NEM CONSEQUÊNCIAS. VOCÊ É D+++++!!!!!!