
REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS
Para romper com o tipo de ensino de Matemática, normalmente adotado em nossas escolas: descontextualizado, calcado em algoritmos e técnicas operatórias e desvinculado do cotidiano, a Professora Sonia Dionizio da 2 série C, Ensino Fundamental, montou um projeto em que serão realizadas atividades com as outras idéias/conceitos da Matemática - geometria, estatística, medidas e álgebra.
Para romper com o tipo de ensino de Matemática, normalmente adotado em nossas escolas: descontextualizado, calcado em algoritmos e técnicas operatórias e desvinculado do cotidiano, a Professora Sonia Dionizio da 2 série C, Ensino Fundamental, montou um projeto em que serão realizadas atividades com as outras idéias/conceitos da Matemática - geometria, estatística, medidas e álgebra.



Compete a nós professores apresentar os conceitos, conteúdos conectados com a vida do estudante e com o que ele conhece como condição para a elaboração/apropriação do conhecimento científico. Este caminho mediado acontece espontaneamente ou naturalmente no meio onde a criança vive.
Assim sendo, a atividade de aprendizagem deve ser utilizada como um instrumento metodológico capaz de auxiliar no trabalho de ensinar e de aprender com significado, com razão e emoção, de forma contextualizada, lúdica, logo prazerosa, a partir de temáticas capazes de entrelaçar as diferentes áreas. Por esta razão, além dos gráficos encontrados nos jornais e revistas, fizemos a construção de gráficos com as datas de aniversários dos alunos da turma e suas brincadeiras preferidas e foi um sucesso! (Professora Sônia )


Empolgados os alunos concluem o trabalho com gráficos expostos na sala de aula, e ficaram surpresos e bastante admirados, quando constataram que "Futebol" era a brincadeira predileta deles, isto ,através da leitura do Gráfico das "Brincadeiras preferidas da Turma". Qual a surpresa, galera? "O Brasil é o país do Futebol"!!!!!!


Desenvolvimento
As situações que compõem a seqüência são as seguintes:
- Os alunos realizaram pesquisa em revistas e jornais de diferentes tipos de gráficos;
- Observaram e analisaram os diferentes tipos de gráficos;
- Pesquisaram entre eles suas brincadeiras preferidas e os mes de aniversário de cada um, registraram e junto com a professora, catalogaram os dados;
- Construção coletiva dos gráficos;
- Exposição e leitura dos gráficos.
Descobriram que:
- a brincadeira predileta deles é o futebol;
- o mês de outubro é o mês que tem maior número de aniversariantes na turma ;
- descobriram também, que estudar matemática é muito legal!
CONCLUSÃO:
Este “conhecer” foi facilitado pela estatística via leitura e interpretação de tabelas e gráficos. As crianças perceberam que de um jeito ou de outro os números estão por toda parte e que é preciso ter “um olhar matemático” que permite compreender a realidade.
5 comentários:
... ao professor que ensina matemática nas séries inicias do ensino fundamental é mais cômodo continuar insistindo no "Arme e Efetue" ou no "Resolva as Operações". Entretanto, o desafio está em superar esta prática secular e buscar elementos para que a Matemática Escolar seja apreciada e útil
(D´AMBROSIO, 2001).
Faço das palavras de D`Ambrosio, as minhas.
PARABÉNS PELA INCIATIVA, PROFESSORA!
Poxa, além das habilidades desenvolvidas, na leitura de gráficos e tabelas,(tratamento da informação) chamou-me a atenção a apresentação com legendas e barras coloridas, o que para as crinças foi um momento lúdico e de efetiva aprendizagem. Tods alunos fazem a leitura, reconhecendo palavras (pois são de seu repertório). favorecendo àqueles que ainda nãoo lêem autonomamente.
Parabéns Soninha!!!
É isso aí cloega somos todos um, gosto de compartilhar com você, pois parece que vibramos numa mesma sintonia. Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu coleguismo.
professora Maria aparecida.
SÕnia, admirei seu trabalho com os gráficos. Sei que não é fácil conduzir o aluno nas questões das habilidades matemáticas e você fez isso com muita tranquilidade. Parabéns a você e seus alunos.
FIQUEI SUPER CONTENTE COM O TRABALHO DESENVOLVIDO.
OBS.: A FOFA DA KARINA ESTÁ DE PARABÉNS.
UMA HEROÍNA NÃO MEDE ESFORÇOS, NEM CONSEQUÊNCIAS. VOCÊ É D+++++!!!!!!
Postar um comentário