PROJETO “TEATRO NO LER E ESCREVER”
Justificativa:
Com o desafio de oferecer situações didáticas significativas e envolventes para os alunos de quarta série, que estão numa fase bastante produtiva e hiperativa, o teatro vem de encontro aos anseios das crianças que gostam de criar, transformar e protagonizar suas ações.
As práticas de leitura e escrita que são atividades rotineiras, desde a leitura compartilhada, leitura de livros paradidáticos, até as produções e reescritas de textos, oferecem as crianças estratégias e recursos que os repertoria para uma produção com maior autonomia.
Dividir com os alunos os objetivos do projeto, o que fazer e para que fazer, facilita a compreensão das etapas e maior responsabilidade para a conclusão dos trabalhos.
Justificativa:
Com o desafio de oferecer situações didáticas significativas e envolventes para os alunos de quarta série, que estão numa fase bastante produtiva e hiperativa, o teatro vem de encontro aos anseios das crianças que gostam de criar, transformar e protagonizar suas ações.
As práticas de leitura e escrita que são atividades rotineiras, desde a leitura compartilhada, leitura de livros paradidáticos, até as produções e reescritas de textos, oferecem as crianças estratégias e recursos que os repertoria para uma produção com maior autonomia.
Dividir com os alunos os objetivos do projeto, o que fazer e para que fazer, facilita a compreensão das etapas e maior responsabilidade para a conclusão dos trabalhos.
Livro lido pelos alunos para a reescrita (dramatização do texto)
No momento de compartilhar com as crianças o objetivo do projeto “Dramatizar um texto para as crianças de segunda série “notei um misto de surpresa e de alegria, pois é notório na quarta série o desejo de serem protagonistas de suas ações.
Para que o projeto fosse inciado sugeri que eles escolhessem com quem gostariam de trabalhar, pois a afinidade seria um bom critério para que a produtividade não fosse prejudicada.
O roteiro das etapas teriam que ser estabelecidas, para que a gestão do tempo fosse utilizada de forma positiva,neste aspecto a rotina é essencial.
O projeto foi desenvolvido em vinte dias, com encontros semanais, neste período a leitura, reescrita e revisão de texto foram atividades sistematizadas com a minha mediação e de alunos que apresentam boas habilidades na escrita.
Na confecção dos fantoches, todos elementos dos grupos participaram de forma efetiva e cada qual com suas criatividades tornaram os personagens do livro uma realidade.
Me chamou atenção o espírito de equipe, quando um dos alunos se atrasava, os outros vibravam com a chegada do colega, outros se preocupavam com a falta do integrante do grupo para que não prejudicasse o trabalho.
Me surpreendeu como a prática da linguagem oral em muitos dos alunos na caracterização dos personagens foram criativas e encantadoras. A classe se preparou para o momento da apresentação com muita responsabilidade. (Professora Eliana Dantas)
Reescrever o texto “O SACO” de Ivan e Marcelo, para a dramatização com fantoches. Fazer uso do discurso indireto. Trabalhar em grupo. Aprender procedimentos de escrever em rascunhos, reler, revisar com a mediação da professora. Cuidar da apresentação dos trabalhos.
Etapas que devem ser oferecidas:
Para que o projeto fosse inciado sugeri que eles escolhessem com quem gostariam de trabalhar, pois a afinidade seria um bom critério para que a produtividade não fosse prejudicada.
O roteiro das etapas teriam que ser estabelecidas, para que a gestão do tempo fosse utilizada de forma positiva,neste aspecto a rotina é essencial.
O projeto foi desenvolvido em vinte dias, com encontros semanais, neste período a leitura, reescrita e revisão de texto foram atividades sistematizadas com a minha mediação e de alunos que apresentam boas habilidades na escrita.
Na confecção dos fantoches, todos elementos dos grupos participaram de forma efetiva e cada qual com suas criatividades tornaram os personagens do livro uma realidade.
Me chamou atenção o espírito de equipe, quando um dos alunos se atrasava, os outros vibravam com a chegada do colega, outros se preocupavam com a falta do integrante do grupo para que não prejudicasse o trabalho.
Me surpreendeu como a prática da linguagem oral em muitos dos alunos na caracterização dos personagens foram criativas e encantadoras. A classe se preparou para o momento da apresentação com muita responsabilidade. (Professora Eliana Dantas)
Etapas que devem ser oferecidas:
- Formar grupos por afinidade.
- Eleger o escriba de cada grupo
- Reescrever o texto, preocupando-se com as características do texto, seu interlocutor,
- relendo o que se está escrevendo para controlar a progressão temática.
- Mediação da professora nos grupos para favorecer a revisão.
- Oferecer material para confecção dos fantoches.
- Organizar o tempo e espaços para a produção do projeto.
Estes grupos pararam a confecção dos fantoches para fazer uma pose!!!
A cobra e o macaco, fantoches de dois personagens da história.
Tucano ,fantoche de um dos personagens da história dramatizada
Confecção de fantoches.
Cenário onde a peça foi apresentada.
Eis alguns depoimentos sobre o projeto:
- “Se os alunos da segunda série se divertiram, nós também nos divertimos muito” (Deylom)
- “Aprendi sobre o narrador e personagens” (Thais)
- “As crianças deram risadas e gostaram tanto” (Karine)
- “Foi divertido, ajuda a tomar conhecimento, nos ensina para nos tornarmos inteligentes, felizes, amigo e ajuda para nossa alegria” (Leticia)
Momento da apresentação do teatro (inicio da peça quando aparece "O Saco"
6 comentários:
Poxa, é gratificsnte observar um trabalho na íntegra. Obrigada Susete..foi muito importante para a classe a publicação.
Professora eu que tenho que agradecer. Seu trabalho está excelente e conto com você pra deixar está página linda!!!
Um abraço!
Seu trabalho está lindo. Quando eu começar desenvolver meu projeto, usarei o teu como modelo e direcionamento.
Abraços!
Eu achei este trabalho lindo; voce e seus alunos estão de parabéns e se voce não se importar, pretendo usá-lo como modelo para desenvolver meu trabalho no Ler e Escrever.
Oi Susete sou a Karine e estudo com a professora eliana da 4ºsérie B .
Gostei muito das fotos principalmente da história "O SACO" foi na minha sala mais eu não tirei nota adequada para participar eu tirei um 8 ... foi muito gostoso este dia pra mim , pois foi muito divertido e eu tenho certeza que as crianças gostaram!!!
Eliana, lindo o trabalho de vocês!
Parabens alunos e professora.
Postar um comentário